1.5
“Esboçando
o projeto”
O tema
partiu da necessidade de despertar nos alunos o prazer pela leitura desde o
início da alfabetização. Para
tanto, é viável a parceria escola e família que juntas pode acelerar o processo
de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros.
Para a realização deste projeto,
observamos as mídias disponíveis na escola e outros materiais que julgamos
importante para o desenvolvimento do projeto. Sendo estas: Laptop,
internet, microfone, caixa de som, Datashow, câmera digital, recursos humano,
livros, textos diversos, bolsa do projeto, músicas, som, Tv, papéis diversos,
CD, DVD, tesoura, tinta, lápis de cor, cola, caracterização de personagem.
Proposta de
projeto:
Inicialmente
será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia
com a proposta do projeto.
As atividades seguintes serão feitas em
sala de aula, LABIN, pátio, biblioteca, a partir da leitura de um tipo de texto
a cada semana/aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos
em sala. E com apresentações mensais dos alunos de um livro lido.
A leitura feita em sala poderá variar
entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos,
músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos,
etc.
Paralelo ao trabalho do professor em
sala, as sexta-feira, cinco alunos da turma levará um livro em uma sacola
decorada, que deverá ser lido em casa com a família e, no retorno à escola, o
aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do tempo de ler recontando a
história.
Os pais preencherão uma ficha de
acompanhamento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário